sexta-feira, 21 de março de 2014

Chapada Diamantina Dia 13


Porto Seguro/BA – Macaé/RJ – 940 km

Esta foi a etapa mais longa da viagem, 14 horas de moto pela BR 101. Durante o trajeto conheci o motociclista mineiro Wellington, rodamos apenas 50 km até o trevo rumo à Contagem/MG, e conversamos um pouco sobre a viagem.

A BR 101 no sul do Espírito Santo é uma história à parte, com povoados e vilarejos à beira da via, quase sem acostamento, raramente um 3ª faixa para veículos lentos, crianças vendendo frutas e água nos inúmeros quebra-molas, tem um trecho de paralelepípedo dentro de uma pequena cidade, um caos, o trânsito pesado de uma rodovia, com caminhões misturado com pedestres, comerciantes, alunos em ruas apertadas. Buracos também aparecem no meio de uma curva.

Quem viaja neste trecho tem que deixar a pressa em casa, velocidade média não passa dos 50 km/h, em alguns trechos a placa diz “velocidade máxima 40 km/h”, e você sorri, pois está atrás de um comboio de veículos lentos a menos de 20km/h.

Testemunhei várias vezes alguns motoristas forçando a ultrapassagem, e carros indo pro acostamento para evitar uma colisão. A rodovia melhorou um pouco no Estado do Rio, com a cobrança de pedágio, mas ainda muito longe do ideal.


Cheguei em Macaé as 19 horas, depois de 14 horas de moto, e fui direto visitar alguns parentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário